01/10/2013

Análise dos planos de estudo e as normas dos sistemas de formação docente nos países Beneficiários do PASEM.

O Estudo sobre Planos de Estudo identifica parâmetros comuns nos lineamentos dos sistemas de formação docente no MERCOSUL, com o fim de contribuir com uma proposta de marco regulatório para o reconhecimento e credenciamento dos estudos de formação docente a nível regional.
Para isso caracteriza-se o sistema formador da Argentina, o Brasil, o Uruguai e o Paraguai, considerando a formação inicial e contínua, os níveis para os quais se forma, a dependência (pública–privada) e o tipo de instituições oferentes (Instituições Superiores e/ou Universidades), segundo corresponda. A análise de cada país é o insumo básico para a produção de um estudo comparativo que incorpora a experiência de três países da UE.

Descarregar .pdf / .epub / .mobi:

PDF - 4.8 Mb
Planes de Estudio.pdf
EPUB - 5.4 Mb
Planes de Estudio.epub
Zip - 4 Mb
Planes de Estudio.mobi
PDF - 2.8 Mb
Planes de Estudio- Anexo.pdf

O Estudo das Normas dos Sistemas de Formação Docente realiza uma comparação das normas principais que estruturam o posto de trabalho docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai; e incorpora a experiência de três países da UE.
A pesquisa concentra-se nos marcos administrativo legal, que regulam o exercício da profissão docente para os diferentes níveis educativos nos países do MERCOSUL; no intuito de promover avances na definição de critérios comuns de regulação do exercício da docência, visando consolidar o processo de integração do MERCOSUL.

Descarregar .pdf / .epub / .mobi:

PDF - 5.3 Mb
Normativa sistemas de formación docente del Mercosur.pdf
EPUB - 2 Mb
Normativa sistemas de formación docente del Mercosur.epub
Zip - 1.9 Mb
Normativa sistemas de formación docente del Mercosur.mobi

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações