05/09/2013

SEGUNDA EDIÇÃO

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL promove o intercâmbio de experiências e práticas educacionais transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Experiências destacadas SEGUNDA EDIÇÃO

Foram registradas um total de 258 experiências, entre as quais 141 completaram a documentação.

Foram convidados docentes, diretores, instituições educacionais e/ou equipes interinstitucionais dos países membro deste bloco regional, para documentar e fazer parte do Banco de Experiências, que tem como foco o intercâmbio e o aperfeiçoamento das práticas de Formação e Desenvolvimento Profissional Docente.

O objetivo é compartilhar as experiências realizadas e estabelecer ações comuns para ampliar o direito à educação e à integração regional.

Sobre a avaliação das experiências da SEGUNDA EDIÇÃO
Destacamos a participação de renomados especialistas vinculados ao desenvolvimento profissional docente e as temáticas escolhidas.

Nesta segunda edição foram convidados para documentar e enviar experiências inovadoras relacionadas com as seguintes temáticas:
• Práticas inovadoras no percurso da prática profissional ou no âmbito da formação inicial docente.
• Práticas inovadoras de educação para a diversidade.

Participaram:
• Professores responsáveis por cursos de formação inicial e continuada,
• Equipes institucionais ou interinstitucionais,
• Diretores de instituições de formação docente,
• Funcionários responsáveis pela gestão de políticas de inovação na formação docente.

Todas as experiências avaliadas positivamente pelo júri serão publicadas e formarão o Banco de Experiências do PASEM. Dez experiências serão destacadas com o Prêmio Paulo Freire e participarão de um seminário regional.
O júri será formado por renomados especialistas dos quatro países.

PASEM considera a inovação como “Transformações precisas às quais, no campo da educação e da formação, concebem e põem em marcha dispositivos novos ou específicos e, simultaneamente, os analisam e os avaliam” (IV Bienal de Educação e formação. Paris 1998). Trata-se de um conjunto de práticas que não só procuram novos percursos formativos, mas também, incluem práticas de documentação e sistematização nas quais envolve o coletivo responsável da inovação.

Acesso ao documento Mag. Mara Elgue

Acesso ao Banco de Experiências

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações