06/09/2013

Objetivos e Resultados esperados

O objetivo global do programa é: Contribuir ao processo de integração regional e à qualidade educativa a través do fortalecimento da formação docente no marco do Plano Estratégico do Setor Educativo do MERCOSUL.
O objetivo específico do programa é melhorar a formação e desenvolvimento profissional docente na região, a través da consolidação dos vínculos interinstitucionais, fazendo foco no desenho e gestão de políticas, o reconhecimento de estudos, o aprendizado do espanhol e o português como línguas estrangeiras, a alfabetização e o uso das TIC para o ensino e o aprendizado.

Os resultados esperados do projeto são:
1. Desenvolvimento de capacidades para desenhar e gerir políticas de formação docente para uma integração regional fortalecida.

2. Gerar uma proposta marco para o reconhecimento mútuo de estudos e títulos de formação docente a nível regional elaborada e apresentada às autoridades educativas dos países beneficiários do MERCOSUL.

3. Realizar propostas de desenvolvimento e formação contínua sobre alfabetização tecnológica e uso pedagógico das TIC e sobre temáticas de integração regional.

4. Promoção e fortalecimento da formação docente para o ensino de línguas estrangeiras, em particular os idiomas oficiais do MERCOSUL.

5. Consolidar os vínculos interinstitucionais.

6. Criação de uma base de dados de experiências de Boas Práticas.

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações