27/02/2014

Seminário Nacional Uruguai

No marco do Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL, no 25 e 26 de fevereiro de 2014, realizou-se o Ateneu Nacional na cidade de Montevidéu onde apresentaram-se e discutiram-se os resultados dos Estudos realizados durante 2013.

Nesta primeira oportunidade, dialogou-se com representantes do âmbito da Formação Docente, o Estudo sobre “Critérios de Qualidade e Melhora” e o estudo sobre “Planos e Normativa dos Sistemas de Formação Docente” dos países beneficiários do PASEM.

O objetivo desse encontro foi compartilhar os resultados específicos de cada estudo e gerar espaços de debate para realizar uma leitura da realidade nacional em paralelo com a regional apresentada pelo estudo comparado dos quatro países. Realizar-se-á um documento para expor as conclusões destes grupos de discussão a ser apresentado no Seminário Regional do PASEM.

Participaram o Diretor de Educação do MEC, Luís Garibaldi; a Assessora de Cooperação da Delegação da União Europeia, Clélia De La Fuente; a Diretora do Conselho de Formação em Educação, Mag. Edith Moraes; as Conselheiras do Conselho de Formação em Educação, Lic. Selva Artigas e Lic. Laura Motta; e o Coordenador de Assuntos Internacionais e MERCOSUL do MES, Luís Albernaz.

Nos próximos meses realizar-se-ão outros Ateneus Nacionais no resto dos países beneficiários do PASEM.

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações