12/04/2014

Seminário Nacional Argentina

No marco do Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL, o Ponto Focal da Argentina, organizou o “Ateneu Nacional Argentina 2014” onde apresentaram-se e discutiram-se os resultados dos Estudos realizados durante 2013.

O encontro teve lugar na cidade de Buenos Aires no dia 11 de abril de 2014.
Apresentaram-se o Estudo sobre “Critérios de Qualidade e Melhora” e o Estudo sobre “Planos e Normativa dos Sistemas de Formação Docente” dos países beneficiários do PASEM (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai).

A abertura foi feita por Maria de los Ángeles Pesado Riccardi, da Comisão de Direção do PASEM, quem explicou o sentido do evento e a iniciativa do Instituto Nacional de Formação Docente (INFD). Também intervieram Andrea Molinari, Diretora de Desenvolvimento e Pesquisa do INFD, e Maria Blanca Pesado Riccardi, Administradora do PASEM.

Participaram além do mais as Coordenadoras dos Estudos Alejandra Birgin (Estudo sobre Critérios de Qualidade na FD), Andrea Alliaud (Estudo sobre Planos) e Roxana Perazza (Estudo sobre Normativa), expertos e representantes do âmbito educativo e da Formação Docente.

Durante a jornada de trabalho os comparecentes dividiram-se em três grupos liderados por cada Coordenadora para debater critérios acerca da Formação Docente a nível regional em termos de qualidade educativa, carreira e planos de estudo.

Os Ateneus celebrados em cada um dos países beneficiários do PASEM têm como objetivo contribuir à geração de critérios regionais acerca da Formação Docente no MERCOSUL e ao fortalecimento da integração regional.

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações