12/08/2014

Mais uma vez, o PASEM está presente no Encontro Internacional da Rede ESTRADO

Direito à educação, políticas educacionais e trabalho docente na América Latina: experiências e propostas em disputa.

No marco da X Reunião Internacional da Rede ESTRADO, que acontecerá entre 12 e 15 de agosto na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Brasil, a Diretora do PASEM, Dra. Paula Pogré, coordenará, junto com Ana Lupita Chavez Salas (UCR, Costa Rica), Magaly Robalino (Unesco, Ecuador) e Daniela Perrota (CONICET-IICE-UBA, Argentina) a oficina “Políticas de Formação Docente e Construção de Conhecimento para a Região: Um novo olhar para estudar e desenhar políticas de formação docente para a região”.

A oficina tem o intuito de identificar alternativas e compartilhar propostas que permitam desenhar políticas públicas de formação docente para a região.

A Dra. Pogré participará no painel “A Formação Docente e a Certificação Regional”, no qual também participará, como palestrante, Roxana Perazza, coordenadora da pesquisa sobre a normativa dos sistemas de formação docente do MERCOSUL. Ainda, exporão Alejandra Birgin (UBA, Argentina) “As Políticas de Formação Docente nos Países do MERCOSUL” e Eloisa Bordoli (UDELAR, Uruguai) junto com Rodolfo José Elías Acosta (ID, Paraguai), integrantes da equipe que realizou a pesquisa sobre “Critérios de Qualidade e Melhoria da Formação Docente do MERCOSUL”.

A rede latino-americana de Estudos sobre Trabalho Docente (Rede ESTRADO), a qual está fazendo 15 anos em 2014, contribui ao desenvolvimento do debate político e de pesquisas sobre o trabalho docente no contexto latino-americano por meio do intercâmbio entre as/os pesquisadoras/es e as instituições às quais estão vinculadas/os. A realização da X Reunião da Rede ESTRADO constituirá um marco relevante na sua história e tem como fim contribuir à divulgação do conhecimento produzido sobre a questão docente na América Latina e ao debate sobre a valorização dos profissionais da educação nos diferentes países da região.

Mais informação: http://www.redeestrado.org

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações