15/09/2015

PRESENTAÇÃO DOS ESTUDOS REGIONAIS:

INCORPORAÇÃO DAS TIC COM SENTIDO PEDAGÓGICO NA FORMAÇÃO DOCENTE DO MERCOSUL. POLÍTICAS E PERSPECTIVAS PARA A MELHORIA EDUCACIONAL.

Nos dias 24 e 25 de setembro, foi realizada, na cidade de Buenos Aires, o Seminário Regional PASEM onde foram apresentados os resultados das pesquisas sobre a incorporação das TIC com sentido pedagógico na formação docente da Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.
Participaram da palestra de apresentação a Dra. Inés Dussel junto à equipe responsável dos estudos e comentaram os seguintes especialistas no assunto: Mg. Diego Leal Fonseca (Magister em engenharia de sistemas da Universidade dos Andes); a Lic. Viviana Minzi (Licenciada em Ciências da Comunicação da UBA e Master em Educação da Universidade de San Andrés) e a Dra. Rosalía Winocur Iparraguirre (Doutora em Ciências Antropológicas). No encerramento, os três especialistas deram uma conferência final onde foi aprofundado o assunto e foi aberto o debate para o futuro.

Neste seminário, foram apresentados os trabalhos acerca da incorporação das TIC com orientação pedagógica na formação docente da Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

Estudo do ano 2013
• Foram analisadas as políticas de inclusão das TIC na formação docente inicial e contínua do setor público e privado.
• Foram observadas as condições básicas do contexto: o aumento da difusão das TIC na sociedade e as políticas em prol da equidade que propõem a inclusão como prioridade.
No Seminário foram analisadas as principais conclusões:
• Complexidade e diversidade na incluso das TIC na formação docente.
• Presença significativa dos programas de equipamento massivo público no Uruguai e na Argentina.
• Aumento da participação do setor privado e as organizações da sociedade civil em todos os países.

Estudo do ano 2014-5
• Foram estudadas as práticas institucionais e pedagógicas em nove instituições selecionadas pelo seu grau de iniciativa e conquistas na apropriação das novas tecnologias.

Principais conclusões para resolver:
• Instituições com avances significativos em equipamentos tecnológicos.
• Participação crescente dos Estados Nacionais nas iniciativas de popularização da formação on-line e em sala de aula.
• Muito importante papel dos monitores tecnológicos dos programas já que constituem figuras de acompanhamento cotidiano que facilitam a incorporação pedagógica das TIC, sobre tudo nos casos da Argentina e o Uruguai.
• Inclusão transversal das tecnologias nas diversas áreas curriculares.
• Trabalho em rede intra e inter-institucional que maximiza os recursos formativos, embora fraco, precebe-se uma incorporação nas áreas de formação para a prática.
• É de destaque o incremento dos usos administrativos e comunicacionais das TIC (gestão acadêmica e campus virtual) já que favorecem uma maior fluência digital e consolidam a definição de que as TIC são, como salientou uns dos diretores, “uma condição e não uma opção” na vida da formação dos professores.

Durante as conferências houve participantes dos quatro países que formam o PASEM, os quais trabalharam em comissões, criando espaços para o intercâmbio e a reflexão no intuito de avançar na construção conjunta de políticas de formação de professores que maximizem a integração regional.

GALERÍA DE IMÁGENES SEMINÁRIO TIC

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações