01/04/2015

PRIMEIRA EDIÇÃO - EXPERIÊNCIAS DESTACADAS

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL promove o intercâmbio de experiências e práticas educacionais transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Na Primeira Edição do Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente do PASEM, que aconteceu no período de agosto de 2013 á janeiro de 2014, foram registradas um total de 237 experiências, entre as quais 115 completaram a documentação.

As onze experiências que foram condecoradas com o Prêmio “Paulo Freire” participaram do seminário regional e a instituição premiada recebeu apoio econômico para a atualização da sua biblioteca e aquisição de equipamento didático e pedagógico.

As categorias selecionadas para documentação/inscrição foram:
• Acompanhamento de novos docentes;
• Alfabetização
• Ensino de Ciências.
• Impacto das Tecnologias nos diferentes aspectos vinculados ao ensino e a aprendizagem.

A seleção das experiências destacadas foi baseada na pontuação final, obtida na avaliação feita pelos especialistas, sendo garantida a presença de todos os países e categorias na seleção final.

Experiências destacadas PRIMEIRA EDIÇÃO
Participaram documentando e enviando suas experiências professores responsáveis por cursos de formação inicial e/ou contínua; equipes institucionais ou interinstitucionais; diretores de instituições de formação docente e gestores que atuam no âmbito da formação docente, gerando políticas que promovem a inovação na formação, ou quaisquer destas combinações.

Sobre a avaliação das experiências da PRIMEIRA EDIÇÃO

Para a avaliação, foi formado um júri com 25 membros pertencentes aos os países participantes. Cada experiência documentada/enviada foi avaliada por dois especialistas na categoria correspondente. O critério de designação de cada experiência para o júri foi o seguinte: um avaliador do país da experiência e outro avaliador de algum dos outros três países participantes. A pontuação final de cada experiência documentada/enviada foi obtida a partir da média das pontuações dadas por cada avaliador.

Destacamos a participação de renomados especialistas vinculados ao desenvolvimento profissional docente e as temáticas escolhidas.
Agradecemos a todos os que documentaram suas experiências, permitindo dessa forma ampliar o direito à educação e à integração regional.

Acesso ao BANCO DE EXPERIÊNCIAS

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações