30/10/2015

SEMINÁRIO: “Encerramento do Sistema de Pasantías Regionais“

Universidade Estadual de Londrina, 5 a 6 de novembro de 2015

No âmbito do Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM), foi realizada, na cidade de Londrina, nos dias 5 a 6 de novembro, o Seminário PASEM “Encerramento do Sistema de Pasantías Regionais“.

Dentre os vários projetos e ações desenvolvidos no âmbito do PASEM, foi implementado o Sistema de Pasantías. As pasantías são missões de estudos de curta duração que tem o propósito de estimular e ampliar o intercâmbio de experiências, aprendizagens e práticas na gestão das políticas de formação docente na Argentina, no Brasil, no Paraguai e no Uruguai.

Os estágios foram realizados em organismos e instituições dos quatro países cujas propostas, seja pela inovação que apresentam ou por outras características qualitativas, constituem fontes de aprendizado para o desenvolvimento profissional docente.

Participaram da palestra de apresentação a Dra. Paula Pogré, Diretora do PASEM junto à Izabel Lima Pessoa (Ponto focal do Pasem no Brasil); Analaura Conde (Coordenadora de Pasantías no Uruguai); Roxana Mainero (Coordenadora de Pasantías no Paraguai); Graciela Krichesky (Coordenadora de Pasantías na Argentina) e Sandra Carrillho (Membro da equipe avaliadora do Sistema de Pasantías Peru).

Entre os anos de 2013 e 2015 foram realizadas 20 pasantías, envolvendo aproximadamente 300 profissionais que atuam na formação docente dos quatro países.

Considerando que o Sistema de Pasantías finalizou em outubro de 2015, o PASEM, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e a Universidade Estadual de Londrina (UEL) realizará o Seminário Regional: Encerramento do Sistema de Pasantías, com o objetivo de discutir os resultados e desdobramentos dessa importante jornada de troca de experiências, aprendizado, e integração regional. O evento terá um caráter propositivo no sentido de estimular o desenvolvimento de programas e ações tanto em âmbito local quanto em rede para formação docente no MERCOSUL.

Para mais informações:http://www.pasem.org/pt/pasantias/

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações