19/02/2015

SEMINÁRIO REGIONAL PASEM

FORMAÇÃO DOCENTE REGIONAL
Entre 10 e 12 de março foi desenvolvido, na cidade de Buenos Aires, o Seminário “Políticas de integração regional para docentes”, organizado pelo PASEM, Programa de Apoio ao Setor Educativo do MERCOSUL, com a presença de autoridades e especialistas.

No intuito de contribuir ao melhoramento da qualidade educacional e ao fortalecimento da formação e desenvolvimento profissional docente, autoridades e especialistas da Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai reuniram-se a debater e propor políticas que contribuam à integração regional dos docentes.

Entre as autoridades presentes partiparam: Lic. Jaime Perczyk (Secretário de Educação da Argentina), Gerardo Gómez Morales (Vice Ministro de Educação Superior do Paraguai), Jiovanny Samanamud (Vice Ministro de Educação Superior de Formação Profissional da Bolívia), Verônica Piovani (Diretora Executiva do Instituto Nacional de Formação Docente), Izabel Lima Pessoa (Coordenadora Geral CAPES Brasil), Selva Artigas (Conselheira de CFE do Uruguai), e Paula Pogré (Diretora do PASEM).

A jornada contou com a presença de destacados especialistas como Patrícia Salas O’ Brien (Ex Ministra de Educação do Peru), Javier Surasky (Mestre em Cooperação Internacional), Daniela Perrotta (Doutora em Ciências Sociais e especialista em Integração Regional) e o Doutor em Filosofia Renato Janine Ribeiro, da USP do Brasil, quem contribuiu ao debate sobre a construção de políticas regionais. Conforme sintetizou Daniela Perrotta, a pregunta que pairou o Seminário e protagonizou as discussões foi “que formação docente para que projeto de Integração Regional?”.

Durante os três dias de jornada, mais de 170 participantes dos quatro países que formam parte do bloco que trabalhou em comissões, trabalharam criando espaços para o intercâmbio e a reflexão, com a finalidade de avançar na construção conjunta de políticas docentes que potenciem a integração regional. Para o trabalho em comissão, foram tomados como pontapé inicial do debate as seguintes pesquisas: “Os Sistemas de Formação Docente no MERCOSUL. Planos de estudo e propostas de formação contínua”; “Estudo sobre Normativa dos Sistemas de Formação Docente” e “Estudo sobre critérios de qualidade e melhoramento da formação docente do MERCOSUL”, já compartilhados nos Ateneus Nacionais realizados durante 2014.

Mais informação sobre os estudos

GALERÍA DE IMÁGENES SEMINARIO REGIONAL PASEM

PDF - 2 Mb
Programa e Info Panelistas

Concurso de Experiências Inovadoras

O Programa de Apoio ao Setor Educacional do MERCOSUL (PASEM) promove o intercâmbio de experiências e práticas educativas transformadoras na formação docente da Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai, por meio do I Concurso de Experiências Inovadoras na Formação Docente.

Mais informações